Nível do Rio Acre chega a 1,99m e seca severa não é descartada

Foto Cedida

O nível do Rio Acre amanheceu nesta segunda-feira, 21, abaixo da cota de dois metros. Na medição de hoje, o manancial em Rio Branco registrou 1,99 m. O menor nível já registrado na história da capital acreana foi em setembro do ano passado, quando o Rio Acre alcançou 1,25.

A Defesa Civil já está em alerta, tendo em vista que o mês de setembro é um dos mais secos do ano. Um novo recorde negativo ainda não descartado, conforme a Defesa Civil.

As recentes chuvas proporcionaram um aumento de sete centímetros no manancial, porém, após uma semana o nível do rio voltou a descer consideravelmente.

Em entrevista à imprensa local, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, disse que o órgão continua com o mesmo planejamento, com previsão de seca e ondas de calor altíssimas.

Desabastecimento na Capital

A população da Capital já teme um desabastecimento de água devido à seca. Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném, apresentou requerimento solicitando à Defesa Civil que encaminhe à Casa Legislativa o cronograma do período de seca na cidade de Rio Branco.

“O Rio está baixo e já falta água na cidade, então precisamos saber o cronograma de como está as bombas de água e demais situações do dia a dia. Nesse sentido é que peço ao coronel Falcão, que é o coordenador da Defesa Civil em nosso município, que nos encaminhe essas informações, tendo em vista a importância de se tratado sobre esse assunto junto à população”, disse o vereador ao cobrar agilidade da gestão municipal.

“Essencial que nos mande esse cronograma o mais rápido possível. Precisamos ter ciência do que já está sendo feito, quais os gargalos, ações emergenciais, caso necessário, enfim, todas as informações para que a população sofra o menos possível com um possível desabastecimento”, finalizou.

Compartilhar