O Comando Militar de Amazônia, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do Comando de Fronteira Juruá, continua a prestar assistência à população do Acre, que sofre com as enchentes dos rios da região. A ação faz parte da Operação “ACRE”, que visa a minimizar os impactos da calamidade pública que atinge o estado.
Desde o dia 25 de fevereiro de 2024, os militares do Comando de Fronteira Juruá distribuem água potável, alimentos e kits de higiene às famílias desabrigadas e desalojadas em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do estado. Além disso, os militares auxiliam na remoção das pessoas para locais seguros, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
No município de Marechal Thaumaturgo, localizado na fronteira com o Peru, o 1º Pelotão Especial de Fronteira apoia o atendimento médico aos indígenas da comunidade Apiwtxa, que vivem às margens do rio Amônia. Os militares colaboram com o Distrito de Saúde Especial Indígena na realização de consultas, exames e vacinação dos indígenas, que também foram afetados pelas enchentes.
O Exército Brasileiro demonstra, assim, a sua “MÃO AMIGA” à sociedade acriana, cumprindo o seu papel constitucional de cooperar com os órgãos de segurança pública e de defesa civil em situações de emergência e de calamidade pública.