Os servidores estaduais da Saúde compareceram à sessão ordinária da Aleac nesta terça-feira (30), para reivindicar o acrescimento orçamentário de R$ 30 milhões, compactuado pelo governo em dezembro do ano passado.
O acrescimento de R$ 30 milhões seria destinado ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre). A proposta foi feita pelo deputado estadual Adailton Cruz (PSB) e contou com o apoio da maioria da Casa Legislativa.
O valor, que deveria ser disponibilizado neste ano, seria utilizado para efetivar avanços na Saúde, como a reforma do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores, e também despesas contínuas da pasta.
“Essa emenda precisa urgentemente ser distribuída para melhorar a saúde do nosso estado, mas isso é só a ponta do iceberg. Os profissionais da saúde precisam da reforma do plano de carreira para se sentirem valorizados”, disse o enfermeiro Jebson Medeiros, que estava presente na sessão.
Adailton Cruz, deputado responsável pela proposta, afirmou que a saúde não pode ficar sem a verba e que o andamento da proposta seguirá após uma analisando Tribunal de Contas, que deve sair até o fim do mês:
“Espero que tenhamos uma brecha fiscal para trazer mais esperanças pros nossos colegas servidores. E se não tiver, vamos lutar para que essa verba seja indenizatória, para que não fiquemos sem nada, enquanto o plano de carreira não sai”, apoiou o deputado.