Durante a sessão desta terça-feira, 6, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pablo Bregense (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) que pretende tornar a Cavalgada da Feira de Entretenimento e Negócios do Acre (Expoacre) Patrimônio Cultural do Acre. Além de tonar o evento em um bem imaterial do estado, o texto também pretende dar maior regulamentação e segurança jurídica à atividade com a finalidade de evitar interrupções no ato.
Em entrevista ao Correio Online, o legislador destacou a grande tradição da Cavalgada, que todos os anos abre o evento de negócios, na cultura da população acreana e a importância da Expoacre na economia local. De acordo com ele, o PL foi idealizado a partir de um diálogo com o secretário de Produção e Agronegócio (Sepa), José Luiz Tchê. “Ele nos trouxe essa preocupação e em parceria com a Sepa elaboramos essa proposição para retirar possíveis entraves jurídicos”, falou.
Bregense observou que houve um destaque acentuado no Projeto de Lei que garante o bom cuidado com os animais que são levados ao ato de abertura da Expoacre e as questões relacionadas à segurança das pessoas que participam. “Junto com a Sepa, a Casa Civil e a Secretaria de Governo, pretendemos fazer toda essa regulamentação da Cavalgada até a primeira quinzena do mês de julho, para que quando a Expoacre inicie este ano essas questões estejam finalizadas”.
Expoacre
A 49ª edição da Feira de Entretenimento e Negócios do Acre será realizada do dia 29 de junho a 6 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Pela primeira vez na história do evento, expositores da Bolívia e do Peru estarão presentes na Expoacre, uma estratégia para fortalecer o intercâmbio comercial no cenário internacional de acordo com as duas instituições. Na segunda, o Governo e a Federação das Indústrias (Fieac) lançaram o edital de chamamento público para as inscrições de expositores interessados em ocupar os espaços do Setor Industrial.
(Por Luan Cesar)