Na Aleac, Gladson Cameli faz avaliação dos seis anos a frente do Governo do Acre

Foto Sérgio Vale

Na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli, durante a leitura da Mensagem Governamental, na abertura oficial dos trabalhos na Casa Legislativa, fez uma avaliação dos seis anos de gestão a frente do governo do Estado.

Cameli citou algumas obras executadas durante sua gestão, como o Anel Viário em Brasileia e as pontes nos municípios de Xapuri e sena Madureira.

“Quero lembrar da Ponte Padre Paolino, inaugurada em Sena Madureira, e a ponte da Sibéria, em Xapuri, que está em fase de conclusão. Sonhos antigos de integração desses municípios que tornamos realidade (…) o anel viário, em Brasiléia, está com 99% da sua estrutura pronta. Será um fator de integração comercial e social importante do nosso estado com os nossos vizinhos Bolívia e Peru. Entregamos a duplicação da AC-405 que liga o centro urbano de Cruzeiro do Sul ao aeroporto internacional”, detalhou.

Na área da habitação, o governador destacou que o governo vai entregar mais de duas mil novas casas populares através de diferentes programas. “Entregamos em dois anos cerca de dez mil títulos definitivos de terra através do Iteracre, em áreas urbanas e rurais do nosso estado. Senhoras e senhores, nós somos um governo que cuida das pessoas”, comentou.

Na Educação, o governo investiu R$ 30 milhões na aquisição de tablets, distribuídos a 40 mil estudantes jovens, adultos e indígenas. “Implantamos o pré-Enem e distribuímos 78 mil uniformes e 142 mil kits de material escolar para os estudantes que precisam”, disse.

E acrescentou: “instalamos 24 laboratórios de informática nas escolas da capital e do interior. E temos o orgulho de afirmar que todas as escolas urbanas do Acre atualmente têm internet. A expectativa é que até 2026 as 234 escolas rurais e indígenas também estejam conectadas. Vale lembrar que este ano acontece o maior concurso público da história da educação do Acre. Serão ofertadas mais de três mil vagas em escolas de todo o estado”.

O reajuste salarial dos servidores também foi citado por Gladson. Ele lembrou também que a gestão nunca atrasou os proventos.

“Nunca houve atraso. Agora, alguns podem dizer que não fizemos mais que a nossa obrigação. Eu concordo, mas não foi assim em outros governos e todos sabem da importância para a nossa economia da circulação dos recursos provenientes do contracheque dos servidores estaduais. Sobre a concessão de reajuste geral anual de 2024, o estado do Acre foi o segundo no país a conceder um dos maiores valores (5,08%), demonstrando nosso compromisso com nossos servidores”, disse.

Na Saúde e Segurança Pública, o gestor destacou o que ele classifica como “avanços significativos”. “Desde 2023, o programa Opera Acre vem reduzindo as filas de espera por cirurgias. Nas nossas unidades de saúde têm sido realizadas cirurgias cardíacas pediátricas. Foram contratados 550 novos servidores efetivos para a SESACRE e entregues diversas obras na capital e no interior, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Aldemira Souza Cunha, em Rio Branco. Reativamos o centro cirúrgico do Hospital de Plácido de Castro e retomamos os serviços da oficina ortopédica de Cruzeiro do Sul, isso entre várias reformas e revitalizações de diversas unidades de saúde em todo o Estado”.

Disse mais: “na segurança pública, temos investido pesado na compra de equipamentos para uma atuação mais efetiva, segura e resolutiva dos nossos policiais, além de cursos de formação e aprimoramento profissional. Adquirimos praticamente uma frota nova com 40 veículos para as nossas polícias e investimos 60 milhões de reais para a compra de tecnologias não letais e menos letais. O resultado tem sido uma diminuição nos índices de homicídios e mortes violentas de 27% e uma queda de 37,5% em feminicídios. Contratamos policiais nas polícias militar e civil, além do corpo de bombeiros, totalizando 1.439 novos soldados e oficiais, uma renovação significativa das tropas que não acontecia há muitos anos”.

Na área do Meio ambiente, o governador reconheceu que os extremos climáticos têm contribuído para alguns cenários catastróficos enfrentados pelo Acre, como as secas e as cheias, e falou sobre algumas ações do seu governo:

“Os extremos climáticos têm aumentado de intensidade com enchentes e secas prolongadas, e temos tomado algumas providências através dos nossos órgãos ambientais, contando com o apoio do governo federal, através de vários ministérios que dão especial atenção ao nosso Estado. Além disso, adotamos uma estratégia integrada, com uso de tecnologias avançadas e na união de esforços entre diversos órgãos, consolidando o Acre como protagonista no cenário ambiental nacional e internacional”.

Cameli falou ainda sobre o índice de desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos. “O Acre apresentou uma redução estimada de 47%, saindo de 840 km² (2022) para 448 km² (2024), conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PRODES/INPE). Essa integração permite uma coordenação contínua, que tem garantido eficácia no combate aos ilícitos ambientais. Com iniciativas como o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ) e o avanço no Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa (PEVEG), seguimos firmes na missão de conservação de nossa biodiversidade e no desenvolvimento de estratégias que valorizem os nossos ativos ambientais”.

União dos poderes

Na ocasião, Cameli frisou ainda a importância da harmonia entre os poderes para o desenvolvimento do Acre. “Tenho dito nos meus pronunciamentos que a nossa missão como gestores públicos é lapidar esse grande diamante que é o Acre. Isso só é possível com a união e a colaboração entre os três poderes prescritos pela nossa Constituição: Executivo, Judiciário e Legislativo”, disse.

E acrescentou: “cabe a cada um de nós, como servidores e representantes da nossa sociedade, fazer a sua parte sempre, tendo em vista o objetivo maior que é: a população do Acre”.

O chefe do Executivo destacou ainda o apoio aos deputados estaduais a fim de que possam ter condições de realizar os trabalhos no parlamento. Cameli cita o aumento nas emendas individuais.

“É nesse sentido que quero ressaltar que desde que assumimos o governo temos procurado melhorar o repasse aos nossos poderes constituídos para que os seus membros possam realizar seus trabalhos com excelência. Um caso notável é a própria Assembleia Legislativa em que atualmente os deputados têm o direito de apresentarem R$ 4 milhões de reais em emendas parlamentares”, explicou.

O apoio ao Judiciário também foi mencionado pelo gestor. “Também temos dado todo o apoio ao Judiciário, melhorando os repasses e realizando obras em parcerias com o Tribunal de Justiça. Um exemplo é o da nossa Defensoria Pública, que durante a nossa gestão aumentou o número de advogados públicos contratados e hoje está presente em todos os municípios para atender aqueles que precisam de assessoria jurídica e não podem pagar”, destacou.

Foto: Sérgio Vale

Compartilhar