Mutirão com mais de 50 cirurgias é realizado no último final de semana

Foto Júnior Aguiar-Sesacre

No último final de semana, por meio do programa Opera Acre, cerca de 56 cirurgias eletivas foram realizadas em diferentes municípios do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), somente na capital acreana foram realizados 15 procedimentos, sendo dez cirurgias ginecológicas e outras cinco vasculares, todas na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo.

Ocorreram ainda seis cirurgias no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul; dez no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, além de 25 cirurgias no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia.

“Seguimos firmes no propósito de cuidar das pessoas, oferecendo saúde com dignidade, perto de casa e com agilidade. O Opera Acre é uma das maiores provas disso, levando cirurgias até quem mais precisa. O que antes era uma espera longa, hoje é uma realidade mais próxima”, disse o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

E acrescentou: “mossa meta para 2025 é ampliar ainda mais esse acesso, mantendo o Acre entre os estados que mais avançam na redução das filas de espera, uma das maiores prioridades do governador Gladson Camelí.”

O programa

O Opera Acre é uma das principais estratégias de regionalização da saúde no Estado, permitindo que os procedimentos sejam realizados nos próprios municípios de origem dos pacientes, o que reduz o tempo de espera e evita deslocamentos longos até a capital.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2022 e 2024, o estado registrou um crescimento de 60% no número de cirurgias realizadas, passando de 38,2 mil para 61,3 mil. Somente em 2024, foram mais de 14,8 mil procedimentos — um recorde histórico. Em 2025, até o início de abril, já foram contabilizadas 1.567 operações, com projeção de crescimento ao longo do ano. (Com informações da Agência de Notícias do Acre)

 

Compartilhar