“Precisamos de mais capacitação para os psiquiatras do Hospital do Hosmac. Não são todos os psiquiatras que reconhecem que os autistas crescem”, relatou Camala Menezes, psicoterapeuta, portadora de autista e mãe de uma criança autista, durante a Audiência Pública que discutia a garantia dos direitos das pessoas autistas.
Segundo Camala, existe uma necessidade de supervisão por parte da Secretaria de Saúde, em relação aos psiquiatras que atendem no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).
A mãe apontou também uma necessidade de capacitação dos profissionais da psiquiatria, que segundo ela, tem dificuldades em diagnosticar adultos autistas.
“Não são todos os psiquiatras do Hosmac que reconhecem que existem autistas adultos. Somos diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada, depressão ou bipolaridade. Em alguns casos até esquizofrenia, mas isso estamos vencendo”, afirmou.
Durante a audiencia, a capacitação para os psiquiatras que atendem na rede pública de saúde mental do Acre foi uma das reivindicação feitas pelas representantes e mães de crianças autistas, que também pediram por ampliação de profissionais capacitados para lidar com o transtorno, um novo Centro de Atendimento e possibilidade de acompanhamento psicológico para as mães.
