Coluna

MUDANÇAS ELEITORAIS

Por Marcela Jansen

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar o novo Código Eleitoral no dia cinco de junho, projeto que contempla o fim da reeleição e a unificação das eleições de vereadores, prefeitos, governadores, deputados federais e estaduais, senadores e, por fim, a do presidente da República. A matéria estipula ainda mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos — exceto os de senadores, que teriam dez anos — e a coincidência de eleições gerais e municipais.

Entre as particularidades do projeto, está a possibilidade de que os votos sejam contabilizados por cédulas — bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o texto, “a divergência entre o número de votantes e o de cédulas apuradas não constituirá motivo de nulidade da votação, desde que não resulte de fraude comprovada”.

As mudanças provocariam uma simplificação logística e de custos para a realização das eleições, além de desmotivar políticas personalistas e populistas que, nos moldes atuais, baseiam as campanhas de reeleição, primordialmente em pleitos majoritários.

OS VICES

Tião Bocalom e Alysson Bestene caminham juntos na eleição municipal de Rio Branco. Os pré-candidatos Marcus Alexandre e Emerson Jarude caminham com mais tranquilidade e ainda não definiram os nomes dos vices.

NOMES COGITADOS

O nome de ex-deputado Jenilson Leite chegou a ser cogitado como possível vice de Marcus Alexandre. Além dele, a pedagoga Jesuíta Arruda e a engenheira civil Yael Saraiva Lima, líder do Ministério dos Jovens da Assembleia de Deus, também tiveram os nomes cotados.

APOIO A BOCALOM

O senador Alan Rick (UB) até que ensaiou não apoiar a reeleição de Tião Bocalom (PL), mas no final das contas não lhe restará outra alternativa, tendo em vista que a legenda do qual faz parte e também preside no Acre, aliançou-se com PP e PL.

CALCANHAR DE AQUILES

E por falar no senador, nos bastidores, a disputa ao governo do Estado em 2026 já tem sido pautada. O senador Alan Rick (UB) tem sido cotado como um nome forte e com chances de vitórias, porém, seu colega de partido, o senador Márcio Bittar talvez seja seu Calcanhar de Aquiles.

DE OLHO EM 2026

O que se comenta é que Márcio Bittar também tem pretensão de disputar o Governo do Acre e já está se articulando. A disputa municipal de 2024 é o início desse projeto que já conta com o apoio do prefeito Tião Bocalom (PL) e o suplente Fábio Rueda (UB).

APENAS DUAS VAGAS

O PP trabalha para eleger até três vereadores na eleição deste ano. O que ouvi de um dirigente progressista é que entre os eleitos pode estra o Felipe Tchê.

CHAPA FRÁGIL

As coisas não estão fáceis para o PSD na disputa a uma das vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. Tarefa difícil montar uma chapa com chance para eleger pelo menos uma pessoa. Tudo indica que a legenda não terá representante na próxima Legislatura.

ERROU

Impor o nome de Marfisa Galvão não foi muito inteligente da parte do senador Sérgio Petecão. Ninguém interessado em servir de escada para a vitória da vice-prefeita.

PESSOA CERTA

A vereadora Lene Petecão era a melhor aposta do PSD na disputa municipal, mas acabou perdendo a parlamentar para o União Brasil.

ORÇAMENTO ENTREGUE

O governo entregou à Aleac o projeto do Orçamento 2025, prevendo montante na casa dos R$ 11,1 bilhões.

NA DISPUTA

O professor Márcio Batista (PCdoB) é um dos principais candidatos a vereador de Rio Branco pelo PCdoB. Não será fácil chegar a vitória, mas é um nome qualificado para uma das vagas.

PRONTO, FALEI!

*Tempinho bom nas Terras de Galvez!
*E ainda teve gente duvidando do Davi Friale, o mago do tempo.
*Parte da população está contente com o frio.
*A outra parte está achando ruim.
*É aquela velha história…
*Odiamos o calor, mas preferimos ele.
*Vai entender! (Risos)
*Enquanto isso na política acreana…
*Clima frio? não mesmo!
*Diria que está pegando fogo…
*Em chamas!
*Ainda repercute nos bastidores o relatório da PF enviado ao STJ.
*Telefone toca!
*É o Zé Politiquim…
*Só para dizer que essa pauta que não vai morrer tão cedo.
*Desdobramentos…
*Não duvido mesmo!
*Quem já prometeu que não vai ficar em silencio acerca desse assunto é o deputado estadual Edvaldo Magalhães.
*Vai se pronunciar na sessão desta terça-feira, 28, na Aleac.
*Estamos aguardando!
*E o Asfalta Rio Branco, hein?!
*Falei e corri… (Risos)
*Prefeito diz que está avançando nas melhorias das ruas.
*População continua reclamando dos buracos.
*Alguém explica?
*Eu tô fora!
*Rsrs.
*Câmara deve apreciar hoje o PLC que versa sobre a abertura de Crédito Adicional Suplementar por Superávit Financeiro, destinado à SEINFRA para investimentos no programa.
*Valor? R$ 59 milhões!
*É grana, meu amigo!
*Secretário Jonathan Santiago disse que o recurso será utilizado para o pagamento das empresas que estão trabalhando.
*Oremos!

Compartilhar