Moradores interditam trecho da BR-364 em protesto por melhorias no Belo Jardim II

Foto: Aline Pontes

Foto: Aline Pontes

Moradores do bairro Belo Jardim II, em Rio Branco, bloquearam um trecho da BR-364 na manhã desta quarta-feira (3) para cobrar melhorias de infraestrutura na comunidade. A manifestação aconteceu próximo à Escola Paulo Freire e contou com a participação de alunos que exibiam cartazes com reivindicações.

O protesto começou por volta das 5h30 e seguiu até as 9h30, quando a via foi liberada. Durante o período, o bloqueio chegou a afetar os dois sentidos da rodovia, mas, após negociação com policiais, apenas a pista no sentido bairro/Centro permaneceu interditada até o fim da mobilização.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) e da Polícia Militar acompanharam o ato e auxiliaram no trânsito. Representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) também estiveram no local para dialogar com os moradores e recolher um documento com as demandas da comunidade, que será apresentado ao secretário Cid Ferreira.

Entre as principais reivindicações estão a construção de uma creche, melhorias no transporte coletivo —já que, segundo os moradores, o ônibus não chega a determinados pontos do bairro , obras em ramais, pavimentação de ruas, presença de médico no posto de saúde e cumprimento de promessas feitas em períodos eleitorais.

José Menezes de Santos, presidente da Associação de Moradores do Belo Jardim II, afirmou que cerca de 10 mil pessoas vivem na comunidade. Ele explicou que o protesto foi suspenso após o compromisso da prefeitura em avaliar a situação. “Liberamos a via para tranquilizar um pouco o trânsito e vamos formar uma comissão para cobrar as melhorias junto à prefeitura”, disse.

De acordo com Menezes, a comissão deve reunir representantes comunitários, religiosos e jovens para buscar apoio de vereadores, tanto da base quanto da oposição, a fim de garantir soluções. “Vamos até à prefeitura para verificar quais bairros estão sendo contemplados, quais ainda podem entrar no projeto e pedir apoio de alguns vereadores também”, completou.

Compartilhar