Ministério Federal reconhece situação de emergência por seca em Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu na quarta-feira, 24, situação de emergência na cidade de Rio Branco por conta da redução do nível do Rio Acre.

Com o reconhecimento, a prefeitura pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, e outras coisas que fazem parte da contingência que deve ser aplicada.

Além da capital, outras cidades do Acre enfrentam a estiagem, sendo elas: Feijó, Epitaciolândia, Bujari, Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro, por conta das secas dos rios Rios Acre, Purus, Juruá, Tarauacá, Envira e Iaco.

Também na quarta, os municípios de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro, publicaram o decreto de situação de emergência no Diário Oficial do Estado (DOE), e estão em aguardo pelo reconhecimento.

Após o reconhecimento, as solicitações dos municípios em situação de emergência devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Depois da aprovação, é publicada portaria no Diario Oficial da União, com o valor a ser liberado.

Compartilhar