Meteorologista explica causas e duração da onda de calor que ganha força no Brasil

Foto: INMET/Divulgação

A onda de calor que atinge quase todo o Brasil ao longo desta semana ganhará força especialmente nesta quarta (23) e quinta-feira (24), explica o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo.

Em resumo, o especialista explica que a grande massa de ar quente e seco que está sobre o Brasil eleva as temperaturas em todas as regiões do país e esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, e das mudanças climáticas globais.

“Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas, geralmente, são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste”, diz.

O calorão acontece meses após um alerta da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado em maio. Na época, o chefe da entidade, Petteri Taalas, atentou para a chance de o El Niño provocar recordes de temperatura pelo mundo em 2023.

Ou seja, de modo geral, esse calor excepcional deve afetar todas as regiões do país, embora as que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos. (G1)

Foto: INMET/Divulgação
Compartilhar