Foto: Correio online
O vereador Leôncio Castro (PSDB) fez uma denúncia contundente durante a sessão de terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Rio Branco. Segundo ele, estudantes da rede estadual teriam recebido refeições em condições impróprias para consumo, contendo larvas (tapurus).
De acordo com o parlamentar, as imagens e relatos chegaram a ele por meio de mensagens no Instagram e WhatsApp, enviados por mães e responsáveis de alunos do bairro Santo Inês, Canaã e Triângulo, na região do Segundo Distrito.
“Os alunos só descobriram que a refeição estava cheia de tapurus no momento do consumo. Isso é inadmissível. Merenda escolar não pode, sob hipótese nenhuma, colocar em risco a saúde dos estudantes”, afirmou o vereador.
Leôncio Castro cobrou providências imediatas do secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, para que a situação seja apurada com rigor. “O que mais nos preocupa é que houve relatos de que a direção de uma escola teria tratado o caso como algo normal. Normal na casa dela, talvez. Mas na merenda de nossos filhos, jamais!”, disparou o parlamentar.
Segundo Leôncio, mães como dona Lenilda, do Santo Inês, e dona Maria, do Canaã, estão revoltadas com a situação. Uma delas relatou que o filho só percebeu a presença das larvas quando já havia colocado a comida na boca.
“Estamos falando da alimentação de nossas crianças e adolescentes. A comunidade exige respostas e ações urgentes do governo do Estado para evitar novos episódios como esse”, concluiu o vereador.