Menino de 3 anos tem moeda retirada do esôfago em Cruzeiro do Sul

Foto Cedida

Esse é o terceiro caso de corpo estranho retirado pelo profissional nas duas ultimas semanas. Os dois anteriores foram uma moeda de um real que foi ingerida por um menino de 10 anos. E o de um idoso que engoliu um osso de galinha. Ambos foram retirados com sucesso.

Osso de galinha, moeda, espinha, pilha e até bateria. Esses são alguns dos objetos que podem ficar presos na garganta, esôfago, e estômago. Entretanto, o Raio-X simples pode ser utilizado para confirmar presença de CE radiopaco e para confirmar ou afastar complicações, em especial a perfuração do trato digestivo.

A remoção no esôfago deve ser urgente quando houver sintomas respiratórios. E foi o que ocorreu nessa quinta-feira, 24, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Um garoto de 3 anos engoliu uma moeda de 25 centavos que ficou no esôfago. Sendo necessária a sua retirada pelo cirurgião e endoscopista Marlon Holanda.
Esse é o terceiro caso de corpo estranho retirado pelo profissional nas duas ultimas semanas.

Conforme Marlon Holanda, os profissionais retiram na maioria das vezes, por endoscopia. Em muitos casos, com sucesso. “Só levamos para o procedimento cirúrgico quando a endoscopia não é capaz de retirar ou quando o objeto já está mais em baixo”, explica.

O médico orienta a população para cuidados especiais com objetos que vão à boca.

Às orientações aos pais com crianças, é para que evite dar a elas brinquedos pequenos ou que tenham pilhas e baterias, sendo estes, objetos perigosos que tem o risco de romper a secreção alcalina causada lesões gravíssimas no esôfago em pouco tempo. Aos idosos que já não enxergam muito bem, que tenha alguma lado para ajudá-los na alimentação. (Juruá Comunicação)

Compartilhar