Marechal Thaumaturgo aposta no empreendedorismo e na agricultura familiar para driblar gargalos logísticos

Foto Cedida

Em meio aos desafios geográficos e logísticos enfrentados pelos municípios isolados da região amazônica, Marechal Thaumaturgo tem buscado caminhos para fortalecer sua economia por meio do empreendedorismo, da agricultura familiar e da valorização da iniciativa privada. A avaliação é do prefeito do município, Valdelio Furtado (PP), em conversa com a equipe do Jornal O Correio, ao debater à interiorização das políticas de fomento ao desenvolvimento local.

Foto Divulgação

“Precisamos ampliar o debate acerca do fortalecimento do empreendedorismo nos municípios de difícil acesso. O Sebrae tem sido um grande parceiro de Marechal Thaumaturgo e tem realizado importantes diálogos conosco. Um dos temas centrais que temos trazido a ordem do dia é o programa Cidade Empreendedora, que dialoga com a nossa realidade e com a necessidade de conectar o planejamento estratégico municipal às ações de impacto para a população”, afirmou o gestor.

Empreendedorismo ganha força em Marechal Thaumaturgo

Durante a entrevista, o prefeito enfatizou que a cidade tem avançado no fortalecimento do setor privado, especialmente por meio da Rede Sim, que facilita a abertura de microempresas e pequenos negócios. Essa mudança, segundo ele, representa um marco no município, onde antes era praticamente inviável regularizar uma empresa.

“A gente tem hoje mais de 100 empresas contempladas diretamente. Isso não existia antes. Hoje, é possível abrir uma microempresa e fazer negócio, vender para a prefeitura, como é o caso da merenda escolar. Tudo isso a gente já consegue em Marechal.”

Ele destacou que a gestão está focada em criar condições para que os pequenos empreendedores locais prosperem, incluindo aqueles que fornecem produtos e serviços para o setor público.

Essa abertura ao empreendedorismo local é vista como uma ferramenta estratégica para:

– Geração de renda;

– Redução da dependência do poder público;

– Estímulo à formalização;

– Fomento à economia circular no próprio município.

Agricultura familiar é base da economia local

Com 94,2% de seu território sob proteção ambiental, Marechal Thaumaturgo aposta na agricultura familiar como eixo central de sua economia. A afirmação foi feita pelo prefeito durante participação em evento realizado pelo Sebrae, em Rio Branco, que discutiu estratégias de desenvolvimento para municípios de difícil acesso.

Segundo ele, o agronegócio ainda é limitado no município, justamente pelas restrições ambientais e pelas dificuldades logísticas. “Nosso município tem potencial mais voltado à agricultura familiar. O agro existe também, mas ele é mais complexo para se fomentar, até porque temos 94,2% de áreas de preservação. Então, o foco é uma economia mais sustentável, pautada na produção das famílias”, declarou o gestor.

A produção rural do município, portanto, tem sido planejada com foco em práticas sustentáveis, respeitando os limites ambientais e priorizando a geração de renda e a segurança alimentar por meio do fortalecimento das pequenas propriedades.

Foto Divulgação

BR-364 segue como maior entrave para o desenvolvimento regional

A dificuldade de acesso a Marechal Thaumaturgo foi apontada pelo prefeito como um dos principais obstáculos ao crescimento do município. Ele chamou atenção para o estado precário da BR-364, única via terrestre que conecta a cidade a Cruzeiro do Sul — polo logístico da região.

“Essa é a única rota que temos. É por ela que chegam os produtos, os alimentos, os insumos. Tudo vem de Cruzeiro do Sul. Mas a estrada está cada vez mais difícil. Isso compromete nossa logística, encarece os custos e isola ainda mais o nosso povo”, afirmou.

Além disso, o gestor destacou o custo elevado das passagens aéreas como outro fator limitante. “Vir de avião é muito caro. O acesso rodoviário, mesmo com todos os desafios, ainda é o mais viável e barato. Por isso, reforçamos a necessidade de investimentos urgentes na BR-364.”

A situação da estrada impacta diretamente o escoamento da produção local, a chegada de serviços públicos, a mobilidade de estudantes e até o abastecimento das escolas e unidades de saúde.

Planejamento estratégico

Ao completar os primeiros 100 dias de mandato, o prefeito de Marechal Thaumaturgo fez um balanço otimista da gestão e reforçou o compromisso com uma administração baseada em planejamento e parcerias.

Segundo ele, a confiança depositada pela população tem sido honrada com organização, foco e diálogo institucional. “Estou muito feliz por estar fazendo parte de uma gestão que o povo me elegeu com confiança em um trabalho que a gente já tinha iniciado. Me sinto preparado para avançar ainda mais nos próximos anos”, declarou.

Um dos principais focos da gestão neste início de mandato tem sido a construção das peças orçamentárias — Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) — que, segundo o gestor, garantirão a execução de ações mais estratégicas e contextualizadas com as reais necessidades da população.

O prefeito também destacou a importância das parcerias com governo estadual, federal e a bancada parlamentar. “Essas relações têm se fortalecido, com mais diálogo e proximidade. Isso tem permitido levar ações concretas para melhorar a vida do nosso povo”, disse.

Compartilhar