De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no mês de março choveu mais do que o previsto. Foi registrado pelo órgão, cerca de 233,2 milímetros chuva, quando o esperado era um acumulado de 230 mm. Em abril, segundo a agência, a previsão é está 190 mm de água.
Em janeiro, era aguardado 289 mm e apenas 172 mm de chuva caíram em Rio Branco. Em fevereiro, a previsão era de 277 mm, porém só choveu 219,8 mm.
A ANA é uma entidade federal que regula e fiscaliza o uso dos recursos hídricos no Brasil e é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O monitoramento é feito através dos pluviômetros, que são instrumentos que medem a quantidade de chuva que caiu, instalados nas plataformas no Rio Acre em Rio Branco.
Nível do Rio Acre
A Defesa Civil de Rio Branco, em boletim divulgado na segunda-feira, 7, refirmou que o nível do Rio Acre continua recuando. No domingo, 6, o manancial marcou 10,36 metros logo cedo pela manhã, porém, ao longo do dia, apresentou redução progressiva, e no monitoramento da 18h00 marcava 10,06 metros.
Na segunda-feira, 7, a medição às 05h25 indicou que o afluente já havia chegando a marca de 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa.
Foto Yuri Marcel