Os primeiros anos de vida são os mais importantes no crescimento e desenvolvimento da criança. É essencial que todos os que participam efetivamente na vida dela, nomeadamente pais, cuidadores, professores e médicos estejam conscientes dos respectivos papéis, tanto a nível no desenvolvimento cognitivo, como social e intelectual, e estejam atentos às diversas etapas de desenvolvimento e, sempre que surjam dúvidas/preocupações devem procurar ajuda de profissionais.
Com o intuito de acompanhar o desenvolvimento infantil e diminuir a demanda reprimida na fila do Sistema de Regulação Estadual com interface municipal, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou, neste fim de semana, a terceira edição do Atendimento Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria, na Unidade Básica de Saúde Maria das Dores de Paula, em Sena Madureira, beneficiando 150 crianças.
O mutirão teve por objetivo realizar investigações para transtornos do quadro neurológico, dando ênfase ao transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e epilepsia, trabalhando as terapias multidisciplinares, tais como: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. Foram realizados 576 atendimentos no total, e ainda houve a visita do promotor público Daisson Teles.
A secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, explicou que os mutirões têm o propósito de diminuir as demandas reprimidas, contando com a regulação de exames e todo o suporte necessário.
“Esse é um projeto em continuidade da Saúde do Acre para atender essas crianças mais próximo do seu domicílio. Esse itinerante conta com um cronograma anual e a cada três meses voltamos a cada território para continuar o atendimento dessas crianças, garantindo conforto e resolutividade”, destacou a secretária adjunta de Assistência.
Sóron Steiner, coordenadora estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, atua no itinerante como fonoaudióloga, e salientou que os atendimentos às crianças dos dois municípios foram consultas de retorno e primeira consulta.
“Esse itinerante com todos esses profissionais dá a essas crianças um atendimento de qualidade e especializado, com uma avaliação precisa para um diagnóstico precoce e o seguimento necessário àquelas que possuem algum transtorno do neurodesenvolvimento”, evidenciou.
A Mãe da pequena Eloá Brandão, Samilly Brandão, moradora de Manoel Urbano, relatou que sua filha foi diagnosticada com transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Quando a criança tinha 1 ano ainda não sentava e muito menos andava. Então, ela a levou a um Itinerante em Manoel Urbano. Passando por uma avaliação, foi diagnosticada e acompanhada por uma neuropediatra, sendo encaminhada para Rio Branco.
“Já tem dois anos que realizamos esse acompanhamento e agora, nesse itinerante em Sena Madureira, a Eloá passou por um retorno para a troca de medicação, pois não estava conseguindo dormir. É muito bom fazer esse acompanhamento com ela próximo de casa e agradeço a toda a equipe pelo atendimento”, expôs.
(Por Luana Lima/Secom)