O final do ano está chegando e o ditado “ano novo, vida nova” ensaia voltar ao vocabulário acreano. E com ele, 72 obras públicas do governo do Acre chegam para completar a frase. Entre elas, a nova da Sede da Colônia de Pescadores de Rio Branco.
“É um sonho realizado. Pode parecer pouco, mas para nós, é muito”, disse Maria Lenis, presidente da Colônia de Pescadores na capital.
Obras públicas: um novo momento no Acre
Da construção de unidades representativas em espaço urbano, às unidades de saúde no interior do estado, o governo do Acre ampliou os investimentos em obras públicas, em 2023, para melhorar a vida da população, no campo e na cidade.
No bairro Cadeia Velha, onde fica a Sede da Casa do Pescador, na capital, por exemplo, a edificação beneficia não só população pesqueira e consumidora, mas trabalhadores da construção civil como o encarregado de obras, Edcarlos Santos. “Já participei de muitas obras públicas. E, para mim, é muito bom estar em mais uma”, revelou o profissional.
De igual modo, o fiscal da edificação e engenheiro civil da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Luiz Ferraro, viu grandes obras saírem do papel. Contudo, o fiscal reconhece a importância das estruturas menores, como a Colônia de Pescadores, mas que possuem grande significado no dia a dia da população.
“O prédio vai ficar muito legal para os pescadores porque tem muita gente que vive do rio. É uma obra muito importante para o Estado, e gera emprego e renda para a população. É gratificante ter essa obra no currículo”, detalhou Luiz.
Quando pronta, a nova sede da Colônia de Pescadores deve beneficiar mais de mil trabalhadores da pesca. “Vamos ter condições de receber mais associados, reimplantar a máquina de gelo e a câmara fria, e organizar o projeto da feira livre do pescado”, lembrou a presidente da associação.
Investimento e avanço
O setor de obras públicas foi um dos que mais cresceu no estado do Acre, em 2023. São 72 obras com quase R$170 milhões de recursos investidos em edificações nas regionais do Juruá, Purus, Tarauacá Envira, Baixo e Alto Acre.
Em termos exatos, são R$168.268.577,65 milhões de investimentos em edificações que contribuem para novos postos de trabalho, um dos objetivos do Estado na Agenda Acre 10 anos.
Exemplo de como funciona o processo, o jovem Kauê Santos, de 18 anos, está entre os recém contratados para ajudar na fase de acabamentos da Colônia de Pescadores. “Comecei na empresa há dois meses. Aprendi a trabalhar na construção com os meus tios e hoje estou aqui”, disse o rapaz que mantém os estudos no período da noite.
Trabalho para cuidar das pessoas
Com o objetivo de trabalhar para cuidar das pessoas, o governador Gladson Cameli assinou em novembro a ordem de serviço da orla de contenção do rio, em Brasileia, e do completo viário entre as avenidas Getúlio Vargas e Ceará, na capital. As obras são históricas para o estado e devem garantir qualidade no dia a dia do cidadão acreano. (Karolini Oliveira/Secom)