Lula diz que é “candidatíssimo” em 2026 e promete reforçar diálogo com o Congresso

foto ilustrativa web

Durante um jantar com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua intenção de disputar a reeleição em 2026. “Sou candidatíssimo”, afirmou o petista, em tom enfático, segundo relatos dos parlamentares presentes.

O encontro, realizado em Brasília por articulação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu 16 deputados de diferentes partidos — da esquerda ao centrão — e durou mais de duas horas. A reunião teve clima positivo e foi considerada um gesto de reaproximação entre o Executivo e o Legislativo, após críticas à falta de diálogo direto entre Lula e o Congresso.

Em sua fala, o presidente fez um balanço do atual mandato, destacou programas sociais e reforçou que seu governo depende da estabilidade política no Congresso. “Hoje, o governo depende mais do Parlamento do que o contrário”, teria afirmado Lula, segundo fontes do evento.

A conversa também abordou a recente dificuldade do Planalto em nomeações estratégicas, como o impasse envolvendo o Ministério das Comunicações. Lula ouviu elogios de lideranças e, em tom descontraído, prometeu realizar um novo encontro com direito a churrasco e futebol na Granja do Torto. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Compartilhar