Líderes do centrão veem aprovação do PL da anistia com mais de 300 votos

Foto Internet

Líderes de partidos do centrão avaliam que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não conseguirá impedir a votação do projeto da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro em plenário, e preveem sua aprovação por margem próxima à de emenda constitucional, ou 308 deputados.

A imagem mostra uma manifestação em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Há várias pessoas reunidas, algumas vestindo camisetas nas cores da bandeira do Brasil, como verde e amarelo. O edifício é moderno, com grandes janelas e uma estrutura arquitetônica distinta. O céu está claro e há flores no gramado em frente ao palácio.
Manifestantes atacam sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 – Pedro Ladeira/Folhapress
O raciocínio é que muitos parlamentares de centro-direita queriam apoiar o requerimento de urgência do projeto, mas ficaram com medo da reação do governo e do STF (Supremo Tribunal Federal). Já na votação do mérito, poderiam se sentir mais livres para votar favoravelmente.

Outros parlamentares, no entanto, avaliam que o inverso também pode ocorrer: deputados que apoiaram o requerimento de urgência para pautar o projeto, mas não necessariamente o defendem.

Se a aprovação ocorrer por larga margem na Câmara, haveria uma pressão muito grande sobre o Senado para fazer o mesmo. Nesse caso, um eventual veto do presidente Lula seria facilmente derrubado, o que levaria a questão a ser decidida pelo STF. (Por Folha S. Paulo)

Compartilhar