Segundo um levantamento exclusivo do g1, que monitora todas as propostas feitas pelos candidatos eleitos durante o tempo de duração de seus mandatos, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), cumpriu totalmente 16 das 49 promessas feitas por ele durante a campanha eleitoral de 2020.
Em percentual, apenas 32% das promessas foram cumpridas. O prefeito também cumpriu parcialmente 10 propostas, o equivalente a 20% promessas cumpridas pela metade.
Do total, 23 propostas ainda precisam ser cumpridas até o final do seu mandato, que termine em dezembro de 2024. O percentual é de 46,9% de propostas que precisam ser cumpridas.
A maioria das propostas estão no campo de Educação e Cultura, com 15 promessas. Entretanto, até o mês de julho de 2024, apenas duas promessas desse eixo haviam sido cumpridas totalmente e quatro de forma parcial.
No campo da Saúde foram cumpridas quatro das cinco propostas, enquanto no eixo de turismo, com quatro promessas, teve apenas uma cumprida parcialmente e o restante não foi cumprido.
Confira o número de propostas e quantas foram cumpridas
– Administração – 3 promessas (1 cumprida)
– Direitos humanos e sociais – 5 promessas (2 cumpridas, 1 cumprida parcialmente)
– Economia – 2 promessas (1 cumprida)
– Educação e cultura – 15 promessas (2 cumpridas, 4 parcialmente)
– Esporte – 4 promessas (3 cumpridas)
– Habitação – 1 promessa (não cumpriu)
– Infraestrutura – (1 cumprida, 2 cumpridas parcialmente)
– Meio ambiente – 1 promessa (cumprida)
– Mobilidade urbana – 3 promessas (1 cumprida parcialmente)
– Saúde – 5 promessas(4 cumpridas, 1 cumprida parcialmente)
– Segurança pública – 1 promessa (cumprida)
– Turismo – 4 promessas (1 cumprida parcialmente)