“Vi isso como a oportunidade da minha vida.” Foi assim que uma estudante de administração da Unicamp encarou a aprovação na universidade. Aluna de escola pública desde criança, Dayane Silva, de 22 anos, cresceu sem muitas perspectivas, mas a educação foi transformadora, e a jovem agora se prepara para apresentar seu projeto em uma conferência de negócios na Polônia.
Moradora de Sumaré (SP) desde o nascimento, Dayane foi uma das 150 estudantes do mundo a ter a ideia aprovada na Semana Global de Negócios da X-Culture, uma entidade sem fins lucrativos que reúne empresas, estudantes e universidades de vários países do mundo.Cerca de 6 mil alunos de 170 universidades espalhadas por 50 países participam do X-Culture a cada semestre, mas apenas 150 vão para a conferência. O projeto da jovem, junto com estudantes de outros três países, propôs ideias para uma empresa têxtil de Blumenau (SC), participante do projeto, explorar novos mercados.
A conferência da Semana Global de Negócios da X-Culture começa no dia 12 de julho em uma universidade em Lublin, na Polônia. A Unicamp não vai custear a ida da representante até lá, por isso, Dayane tenta levantar recursos para pagar a hospedagem e as passagens.
Por João Alvarenga, g1 Campinas e região