Durante sua fala na tribuna da sessão ordinária desta terça, 14, o deputado Emerson Jarude (Novo) apontou uma suposta irregularidade cometida pela Secretaria de Educação do Estado, que estaria contratando professores temporários sem processo seletivo.
“Nossa equipe fez uma investigação interna e verificou que de fato não havia processo seletivo para alguns professores, mas eles estavam lá no Portal da Transparência, recebendo.”
Jarude disse que denunciou a questão ao Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), que fez um ofício para que a Secretaria de Educação informasse os processos seletivos que aprovaram os professores que estão recebendo. Segundo o parlamentar, não houve resposta por parte da Secretaria.
“O secretário de educação precisa entender que o governo não é a casa da mãe Joana”, disse Jarude.
O deputado apresentou um requerimento para a casa legislativa, solicitando o encaminhamento da lista dos professores e dos processos seletivos.
“A gente sabe que não é permitido esse tipo de contratação. O estado do Acre está muito além de ter a média estabelecida no Plano Nacional de Educação, que é de 90% de professores efetivos. Portanto, temos a responsabilidade de fiscalizar, e se acharmos qualquer contratação ilegal, vamos garantir o rigor da lei.”