Integração latinoamericana pelo Acre será proposta pelos deputados no Fórum do Parlamento Amazônico

Foto Sérgio vale

A integração do Acre com outros países da América do Sul é uma das principais reivindicações do Estado do Acre para o primeiro Fórum Estadual de Parlamentares da Amazônia Legal, que ocorrerá em 18 de junho, no Distrito Federal.

Nesta quarta-feira, 12, na Aleac, o deputado Afonso Fernandes (PL), realizou a leitura do documento que contém as propostas que serão apresentadas aos ministros e ao presidente da República. Segundo o parlamentar, titulado como primeiro secretário do Parlamento Amazônico, as propostas foram criadas para contribuir com o desenvolvimento cultural, social, material e econômico do estado.

De acordo com o documento, a integração do Acre com outros países seria realizada por meio da consumação de meios de transportes transnacionais dirigidos para a bacia do pacífico, que teriam o estado como principal rota.

Além disso, outras demandas de integração rodoviária do Acre também serão pautadas, como a implementação do trecho da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e a cidade de Pucallpa, no Peru, suspendida pela Justiça Federal por ameaçar prejudicar direitos territoriais dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais que vivem na região.

Na proposta que volta a pautar a construção do trecho de 90 quilômetros, a aplicação efetiva da Lei Federal 13.465/2017, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana e rural, no estado.

Compartilhar