INSS já devolveu mais de R$ 14 milhões a aposentados e pensionistas do Acre

Foto: Internet 

Foto: Internet 

Mais de 19 mil acreanos já foram reembolsados por descontos indevidos em benefícios previdenciários, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os ressarcimentos, que somam R$ 14,6 milhões, correspondem a cobranças associativas irregulares feitas entre março de 2020 e março de 2025.

Ao todo, 19.366 beneficiários no Acre já receberam os valores diretamente em conta. Outros 19.408 manifestaram interesse em aderir ao acordo proposto pelo Governo Federal, o que representa 67,3% do total de pessoas aptas a participar nesta fase.

O procedimento de adesão é gratuito e pode ser feito de forma simples pelo aplicativo Meu INSS, sem necessidade de apresentação de documentos. Basta acessar o sistema, clicar em “Consultar Pedidos”, depois em “Cumprir Exigência” e selecionar a opção “Aceito receber”.

Também podem participar do acordo os segurados que ingressaram com ações judiciais, desde que desistam do processo. Nesses casos, o INSS pagará honorários de 5% a advogados em ações ajuizadas antes de 23 de abril de 2025.

Compartilhar