O indígena Hurui Kulina, de 49 anos, da etnia Kulina, foi assassinado a golpes de ripa nessa terça-feira (24) na região Central de Manoel Urbano, próximo ao porto da cidade, no interior do Acre.
A polícia informou que quando chegou ao local indicado encontrou a vítima já desacordada e caída no chão. Ao lado dele tinha um pedaço de madeira sujo de sangue e uma garrafa de vidro quebrada.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar no local, a vítima já estava sem vida. A área foi isolada pelos militares para o trabalho da perícia técnica e, em seguida o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco.
Testemunhas relataram à polícia que a vítima estava bebendo com familiares e amigos desde cedo em frente à feira livre e terminou descendo o porto com duas pessoas. Eles teriam tido uma discussão e o indígena acabou sendo atingido com uma garrafa de vidro e depois com golpes de ripa.
A delegada titular de Manoel Urbano, Jade Dene, informou que o crime ocorreu durante uma briga entre indígenas que estavam embriagados. “Há suspeita de três homens que tenham assassinado a vítima. A polícia esteve no local dos fatos logo em seguida do acontecido e já identificamos os supostos autores do crime. Eles fugiram pela mata e a polícia já está em busca deles”, afirmou. (G1)