Histórico do envolvido: Em Cruzeiro do Sul, no dia 11 de março de 2023, um homem de 44 anos, usuário de drogas, descumpriu uma medida protetiva. Ele invadiu a casa de seus pais, agrediu seu pai e descumpriu a medida protetiva determinada pela justiça para garantir a integridade física de sua mãe. Naquele dia, o homem chegou à casa de seus pais totalmente lesionado, pois teria sido agredido por uma facção criminosa, além de apresentar um comportamento agressivo.
Diante dessa situação, ele foi preso em flagrante pela polícia e passou por uma audiência de custódia, na qual foi determinado, devido à sua personalidade hostil, que ele responderia preventivamente na prisão. Após três meses de prisão, a justiça concedeu uma nova chance para o usuário realizar um tratamento exclusivo para seu vício no mês de junho. No entanto, dois dias após ser internado na clínica, o homem fugiu, descumprindo a decisão judicial.
Com isso, ele foi denunciado pelo Ministério Público e preso pela polícia civil na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho. O preso ficará sob custódia e posteriormente ficará à disposição da Justiça.
Vale ressaltar que em junho de 2023, a delegacia de Cruzeiro do Sul registrou cinco casos de violência doméstica contra a mulher durante todo o mês. Já em julho, em apenas 12 dias, cinco casos foram registrados, o mesmo número que foi registrado durante todo o mês anterior. Segundo o delegado Renan Santana, quase todos os casos de violência doméstica envolvem usuários de drogas e dependentes químicos.
A ação também comprova a efetividade das medidas protetivas de urgência. Segundo o delegado Renan Santana, a medida protetiva é uma medida rápida e enérgica, cujo descumprimento mínimo já constitui um crime e resultará na prisão. (Juruá Online)