Helicóptero da Segurança Pública transporta fígado de Rondônia para transplante no Acre

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Um fígado destinado a transplante foi transportado de forma emergencial na tarde desta segunda-feira (5) entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A operação foi coordenada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O órgão será transplantado em um paciente do Amazonas, atualmente em tratamento na capital acreana. A ação faz parte de um acordo de cooperação entre as duas secretarias estaduais e representa mais um avanço na integração entre saúde e segurança pública em situações de urgência médica.

Este foi o terceiro transporte de órgão realizado em 2025 com apoio aéreo da Sejusp. Em casos como esse, a agilidade é essencial para garantir a viabilidade do órgão e o sucesso do procedimento.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou o papel fundamental do Ciopaer. “O uso de helicópteros tem sido decisivo para salvar vidas. Essa parceria com a Sesacre mostra o comprometimento do Estado com a saúde e o bem-estar da população”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Ciopaer, Sérgio Albuquerque, o número de transportes de órgãos já chega a dez nos últimos anos, sempre com foco em garantir rapidez e segurança. Além de ações de segurança pública, o Ciopaer também atua em resgates e transportes aeromédicos em todo o estado.

A operação reforça a importância da logística aérea no atendimento de urgência e no fortalecimento do sistema estadual de saúde.

Com informações Agência de Notícias do Acre

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Compartilhar