O governador Gladson Cameli confirmou nesta segunda-feira, 17, em Rio Branco, a pretensão do Estado em subsidiar a conta de energia elétrica de famílias acreanas que vivem em comunidades de difícil acesso e foram contempladas pelo programa federal Mais Luz para a Amazônia. O anúncio foi feito durante reunião com o diretor-presidente da Energisa, Ricardo Xavier, e a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda.
“Na maioria das vezes, o gasto que essas pessoas têm para ir à cidade pagar a conta luz é maior que o valor do próprio consumo do mês. Não achamos isso justo e o governo do Estado está empenhado na elaboração de um projeto de lei para que possamos subsidiar 100% da taxa”, disse o governante.
Cerca de 1,3 mil famílias estariam aptas a receber o benefício. Conforme Kelly Lacerda, a expectativa é que o subsídio seja concedido até o fim do ano. “Diante do caráter social, não temos dúvida que o projeto será aprovado na Assembleia Legislativa dentro de pouco tempo. Além da economia, o governo proporcionará mais qualidade de vida para essas famílias”, ressaltou.
De acordo com Ricardo Xavier, com a expansão do programa, que leva eletricidade por meio da instalação de placas solares, mais famílias serão isentas de arcar com o pagamento da conta de luz. “Temos a prospecção de atender mais de cinco mil unidades consumidoras até o fim de 2024”, pontuou. (Wesley Moraes / Secom)