Depósitos serão realizados entre os dias 25 e 26; folha soma mais de R$ 413 milhões e inclui prêmio de valorização profissional para diversas categorias
O governo do Acre confirmou nesta quinta-feira (24) a antecipação do pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais referentes ao mês de abril. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Segundo o comunicado, os aposentados e pensionistas terão os valores creditados nesta sexta-feira, 25, para quem é cliente do Banco do Brasil. Já os servidores ativos terão os salários processados no sábado (26), com depósito efetivado na segunda-feira (28).
A folha de pagamento referente a abril totaliza R$ 413.740.819,75, contemplando 55.979 servidores do estado. Os detalhes de cada vencimento podem ser consultados no contracheque digital.
Prêmio VDP será pago junto com a folha
Além dos salários, o governo também vai efetuar o pagamento do Prêmio Anual de Valorização do Desenvolvimento Profissional (VDP). Receberão o benefício servidores da Polícia Militar do Acre (PMAC), Detran, gestores de políticas públicas e especialistas executivos. A medida reconhece o empenho e desempenho desses profissionais em suas funções públicas.
Sistema de pagamento passa por modernização
A folha de abril é a primeira a ser processada integralmente pelo sistema e-Turmalina, implantado em fevereiro como parte da modernização da gestão de recursos humanos do Estado. O novo sistema visa oferecer mais eficiência, segurança e transparência na administração da folha salarial.
Paralelamente, a Sefaz colocou em operação o Sicaf/AC, o novo Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária, que passa a ser a ferramenta oficial para execução, controle e acompanhamento de dados financeiros e orçamentários da administração estadual.
Durante a transição para os novos sistemas, pequenas inconsistências podem ocorrer, e por isso, equipes técnicas estão de plantão para realizar os ajustes necessários.
O governo orienta que servidores que identificarem divergências nos valores pagos procurem o setor de pessoal do seu órgão para verificação e correção.