“Durante a COP 30, que acontecerá no Brasil, o Acre planeja gerar créditos de alta integridade e realizar negociações que reafirmarão a responsabilidade socioambiental e compromisso do nosso governo com novas e concretas ações de cuidado com o meio ambiente”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli, no Dia do Conhecimento REDD+, em Oslo, na Noruega.
O evento aconteceu nesta quinta, 27, promovido pelas Nações Unidas-REDD e pelo Banco Mundial.
Na ocasião, o governador fez a fala de encerramento do evento, citando pioneirismo e protagonismo do Acre a nível mundial, pela conservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecossistêmicos através de programas com financiamento internacional.
“A convergência entre ser humano e meio ambiente é importante para fortalecer a sociedade, a natureza, e a economia do nosso estado, uma vez que programas como o REM, financiado pelo Reino Unido e Alemanha, nos permitem ter projetos de agropecuária sustentável, apoio aos povos indígenas, produção familiar e atividades extrativistas legalizadas”.
Gladson também comentou sobre a implementação do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e a assinatura do contrato com o Fundo Amazônia, para controlar queimadas ilegais com o projeto Rumo ao Desmatamento Zero.
Além do governador, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias; o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Leonardo das Neves Carvalho; e a secretária Extraordinária de Políticas Indígenas, Francisca Arara, também estavam presentes no evento a convite da ONU.