O governador Gladson Cameli (PP) nomeou João Paulo Bittar para a presidência da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), conforme edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) publicada na noite de quarta-feira, 5.
Na edição extra do DOE também foi publicada a exoneração de Iucara Andrade da Costa Souza, que ocupava a Presidência da Funtac, e Mirla Miranda, diretora de Planejamento da mesma fundação, ambas do grupo político do senador Alan Rick (UB).
Jairo Cassiano Barbosa, coordenador político de Alan Rick e amigo pessoal do senador, foi exonerado do cargo no Grupo de Direção e Assessoramento Especial (DAE).
Além disso, Maria Gorete Costa de Moraes da Silva, mãe do senador, também foi exonerada. Ela ocupava um cargo de Chefia, Assistência e Assessoramento na Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
As exonerações do grupo político de Alan Rick acontece após a vice-governadora Mailza Assis, durante visita a assembleia Legislativa do Acre, na quarta-feira, 5, confirmar a pretensão de disputar o governo do Estado na eleição de 2026.
O senador Alan Rick também já sinalizou que disputará o cargo de govenador no próximo ano.
O secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, também presente na reunião, pontuou sobre a legitimidade de Mailza Assis em disputar o cargo. “Em abril de 2026, o caminho natural é de que o governador Gladson Cameli se afaste para disputar a eleição ao Senado e nessa condição, a vice-governadora assumirá o governo. Na condição de governadora efetiva, ela terá o legítimo direito de disputar a sua reeleição”, disse.
A Funtac é um órgão da administração indireta do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e tem a finalidade de promover pesquisas e inovações tecnológicas para o desenvolvimento do Acre.
