A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de tecido musculoesquelético. A Portaria Saes/MS nº 2.363, de 19 de dezembro de 2024, foi publicada na última quarta-feira, 8.
Com isso, a Fundhacre está autorizado a realizada tanto a retirada de órgãos e tecidos quanto o transplante de tecido musculoesquelético.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que a autorização é um “marco histórico” para o Acre.
“Esse é um momento de orgulho para toda a equipe da Fundhacre, pela primeira vez, poderemos realizar transplantes de tecido musculoesquelético no nosso estado, garantindo que os cidadãos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem precisar sair de perto dos seus familiares, diminuindo também os custos para o Estado com o Tratamento Fora de Domicílio. Sob a liderança do governador Gladson Cameli, estamos comprometidos em oferecer um atendimento de excelência e em fortalecer à nossa Saúde”, destacou.
Pascoal pontua ainda que a autorização reflete o fortalecimento da rede de atenção especializada no Acre.
“A Fundhacre tem investido em infraestrutura e capacitação profissional para atender às demandas da população com excelência. Segundo a direção do hospital, a habilitação para transplantes de tecido musculoesquelético é um passo importante para consolidar a instituição como referência em alta complexidade”, disse. (Com informações da Agência de Notícias)