Fetacre realiza congresso dos trabalhadores rurais, agricultores

Foto Natal

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Acre (Fetacre) está realizando, entre os dias 9 e 11, o 9° Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Acre, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O encontro visa fortalecer as ações produtivas e ouvir as necessidades e demandas da classe. “Vamos elaborar um plano de luta, além de discutir com os representantes do poder público”, disse o presidente da entidade, Antônio Sergioni Freitas de Paiva.

A programação especial será marcada pela elaboração do plano de ação, que contará com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); a eleição da nova diretoria da Fetacre para o próximo quadriênio; e o lançamento de financiamentos com a participação de representantes do governo federal. “A agricultura familiar é a nossa pauta. Vamos discutir a implementação do Pronaf e de um crédito fundiário jovem, que vai discutir o acesso à terra”, destacou o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cesário Braga.

Os congressistas solicitam a inclusão do Acre no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que visa promover a educação dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, promovendo a educação superior em diversas áreas de forma gratuita. “Eu fiz questão de prestigiar esse encontro e reiterar o meu compromisso com os trabalhadores rurais”, disse o senador Sérgio Peteção, ressaltando o apoio do governo federal. “Aqui é a voz e a vez da agricultura familiar”, complementou uma das representantes do município de Tarauacá, Luciene das Chagas do Nascimento.

O evento conta com o apoio do MDA, do Governo do Estado, da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), da Contag, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da empresa Veja, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), das prefeituras de Assis Brasil, Xapuri, Santa Rosa do Purus, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), dos deputados estaduais Tanízio de Sá, Pedro Longo e Edvaldo Magalhães, e do senador Sérgio Petecão.

Compartilhar