Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
O Acre volta a ser palco de um dos principais encontros voltados à internacionalização da produção amazônica. Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, Rio Branco recebe a terceira edição do Exporta Mais Amazônia, iniciativa da ApexBrasil em parceria com o Sebrae, que tem como meta conectar empresas locais e cooperativas a compradores internacionais de cinco continentes.
O evento contempla negócios de segmentos que vão do artesanato à madeira processada, passando por alimentos de forte identidade regional como o açaí, a castanha-do-Brasil, o café robusta amazônico, a farinha de mandioca e frutas processadas. Também entram na pauta proteínas animais, como a carne bovina e suína.
Durante o encontro, estão previstas rodadas de negócios presenciais nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, reunindo cerca de 20 compradores estrangeiros. Além disso, os participantes terão acesso a capacitações, matchmaking gratuito e vitrine digital internacional. O programa também prevê visitas técnicas a indústrias e comunidades extrativistas, proporcionando uma imersão nas cadeias produtivas da região.
Criado em 2023, o Exporta Mais Amazônia já movimentou milhões em acordos comerciais. A primeira edição, realizada em Rio Branco, trouxe compradores de 15 países e gerou resultados expressivos para cooperativas locais. Em 2024, em Belém, o evento consolidou-se como espaço de expansão de mercados, alcançando mais de R$ 35 milhões em negócios.
Agora, de volta ao Acre, a expectativa é ampliar os resultados e reforçar o potencial da região como fornecedora de produtos sustentáveis e de alto valor agregado. Para os organizadores, a iniciativa também é uma forma de fortalecer a presença amazônica no comércio global, valorizando a produção que nasce na floresta e respeita suas características.
