Foto: Ilustrativa
MARCELA JANSEN | Com informações do Portal Acre Mais
Movida pela solidariedade e pela força de uma rede que não espera pelo poder público, a carreta do Hospital de Amor já está em Tarauacá. A vinda da unidade, que oferece exames gratuitos de prevenção ao câncer, é resultado direto da articulação da direção do Leilão Direito de Viver, liderada por Irineida Teles, em parceria com o Hospital do Amor Rio Branco.
A partir do dia 19 de agosto, na Praça Municipal, mulheres do município poderão acessar exames de mamografia e prevenção do câncer do colo do útero (PCCU), realizados com tecnologia de ponta e análise especializada em Barretos (SP). A ação segue até o dia 29, com atendimento em dois turnos: das 7h às 12h e das 13h às 17h.
A mobilização que transforma cuidado em gesto concreto
Na manhã de quarta-feira, 13,, durante entrevista à Rádio Cidade, Irineida Teles fez questão de destacar o que realmente sustenta a chegada da carreta ao município: a união de voluntários, pecuaristas, produtores rurais e comerciantes locais, que se dedicam ano após ano ao Leilão Direito de Viver.
“Todos precisam estar juntos para ajudar e atender. É uma contribuição importante do hospital para a população de Tarauacá, e nada mais justo que o retorno chegue em forma de cuidado e prevenção”, disse Irineida, emocionada.
No ano passado, o leilão arrecadou R$ 440 mil, valor integralmente destinado ao Hospital de Amor. Este ano, a presença da carreta pela quarta vez no município simboliza mais que uma ação de saúde: é a materialização de um compromisso comunitário com a vida.