O tão esperado novo piso salarial da enfermagem foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 18 de abril, entrando em vigor em maio de 2023. A medida contempla enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, garantindo salários mais justos e condizentes com a importância desses profissionais na área da saúde.
A medida abrange profissionais do setor público, entidades filantrópicas e prestadores de serviço que atendem no mínimo 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Acre, o piso ainda continua sendo discutido. Os sindicatos que representam a classe da enfermagem ainda debate o assunto com representantes do Estado e com as unidades hospitalares.
Na sexta-feira, 8, o Sindicato dos Profissionais e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate) realizam uma assembleia dos enfermeiros que trabalham na Pronto-Clínica de Rio Braco para discutir a questão do pagamento do piso.
De acordo com Alesta Costa, presidente do Spate, afirma que as negociações tem avançado. “Uma reunião entre representantes da Sesacre, sindicatos e parlamentares está marcada para acontecer na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, dia 12”, disse ela.