Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que tiveram o pedido de atendimento especializado negado já podem entrar com recurso a partir desta segunda-feira (23). O prazo segue aberto até a próxima sexta (27), segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os resultados com os indeferimentos estão disponíveis na Página do Participante, onde também deve ser feita a solicitação de nova análise. Para isso, é necessário enviar documentos que comprovem a condição informada no ato da inscrição.
O Inep alerta que todas as informações prestadas devem ser exatas e verdadeiras. Caso contrário, o participante poderá responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do exame a qualquer momento, mesmo após a realização da prova.
Além disso, o instituto pode solicitar, a qualquer momento, documentação complementar que comprove a necessidade do atendimento solicitado.
Solicitação fora do prazo de inscrição
Em casos de acidentes, intercorrências médicas ou situações de força maior ocorridas após o período de inscrição, os candidatos ainda poderão solicitar atendimento especializado por meio da plataforma Fala.BR, até dez dias antes da aplicação das provas. Nesses casos, também é obrigatória a apresentação de documento comprobatório.
O Enem 2025 está marcado para os dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30, conferência climática da ONU.
Pagamento da taxa vai até sexta-feira (27)
Os participantes que não obtiveram isenção da taxa de inscrição devem efetuar o pagamento de R$ 85 até a próxima sexta-feira (27). O boleto está disponível na Página do Participante e pode ser quitado via Pix (com QR Code), cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme o banco.
Estudantes da rede pública que vão concluir o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, por isso, não terão boleto gerado.