Enem 2025 já tem mais de 32 mil inscritos no Acre; inscrições encerram nesta sexta (14)

Foto Internet

O Acre já contabiliza mais de 32 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os dados, atualizados até a quinta-feira, 12, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e indicam que, do total, 20.390 candidatos obtiveram isenção da taxa de inscrição, enquanto 12.465 optaram pelo pagamento do valor de R$ 85.

O prazo final para se inscrever termina nesta sexta-feira, 13, exclusivamente pela Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante). O pagamento da taxa pode ser realizado até o dia 18, via boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito. Para pagamentos via Pix, o QR Code está disponível no boleto gerado durante o processo.

Todos os interessados, inclusive os que receberam isenção ou justificaram ausência em 2024, precisam realizar a inscrição no sistema. O cadastro não é automático. A orientação também vale para quem esqueceu a senha da conta Gov.br — que pode ser recuperada na mesma plataforma.

O prazo para solicitar atendimento especializado e uso do nome social também termina nesta sexta-feira (14), conforme o calendário oficial.

Provas em duas datas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será adiada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas.

Neste ano, estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio terão a inscrição previamente preenchida no sistema. Apesar disso, precisam acessar a Página do Participante, revisar os dados, escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e confirmar a inscrição. Esses alunos têm isenção automática da taxa.

Certificação do ensino médio

Entre as novidades do Enem 2025 está a retomada da certificação do ensino médio. Participantes com 18 anos ou mais podem solicitar o certificado no momento da inscrição. Para isso, será necessário alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

O Enem é utilizado como principal porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas do país. As notas obtidas podem ser usadas em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Compartilhar