Empresários italianos negociam compra de cinco contêineres do café acreano, revela secretário

Foto: Assessoria

Foto: Assesssoria 

Em entrevista ao Portal Correio OnLine, na tarde de terça-feira, 4, o secretário de Estado de Agricultura, José Luis Tchê, revelou que empresários da Itália sinalizaram interesse na compra de cinco contêineres de café acreano. A informação foi dada momentos antes da abertura oficial da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

“Recebi uma ligação de empresários da Itália que querem cinco contêineres de café. Isso mostra que conseguimos ganhar o mundo e que o Acre só tem a crescer com sua história de luta e de preservação”, destacou o secretário, ao celebrar o avanço da cafeicultura local e o fortalecimento do café produzido por agricultores familiares.

Segundo Tchê, o interesse europeu reflete o momento de consolidação do Robusta Amazônico, que vem conquistando o mercado por suas características sensoriais e pela produção sustentável. “O Robusta é o mais cremoso no café expresso e tem mais cafeína que o arábica, o que agrada muito ao paladar europeu. O Acre está conquistando espaço porque alia qualidade e floresta em pé”, afirmou.

O secretário também ressaltou que o sucesso do Concurso Qualicafé, realizado recentemente no Acre, foi decisivo para a projeção nacional e internacional do produto. “O concurso foi o grande diferencial. Levou o nosso café para o Brasil e agora para o mundo”, completou.

Além da qualidade e do aroma marcantes, o café produzido no Acre se destaca pela origem sustentável e pela forte presença da agricultura familiar. “Cada produtor tem uma história de vida e de superação. O café está mudando a realidade de quem vive no campo e devolvendo dignidade a muitas famílias”, disse Tchê.

Compartilhar