Emenda que inclui programa de arborização urbana na LDO Municipal de 2025 é rejeitada por vereadores

Foto Cedida

Uma emenda criada pela vereadora Elzinha Mendonça, que incluía um programa de arborização urbana na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, foi rejeitada pelos vereadores na ordem do dia da Câmara Municipal desta quarta-feira, 17.

Durante a discussão da emenda, a vereadora apontou que um programa de arborização urbana “é crucial para enfrentar os desafios ambientais e melhorar a qualidade de vida de Rio Branco”.

“A expansão da cobertura verde em áreas urbanas traz diversos benefícios, incluindo a purificação do ar, a redução da temperatura ambiental nos ambientes das chamadas ilhas de calor; a promoção da biodiversidade e a criação de espaços mais agradáveis e saudáveis para a população de Rio Branco”, justificou Elzinha.

O último levantamento feito pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciado em 2019, mostrou que somente 13,78% da capital acreana têm cobertura verde, ocupando a 5ª colocação entre as cidades menos arborizadas do país.

Na Câmara, a emenda que incluía um gerenciamento de política ambiental para conter a audiência de arborização por meio da administração municipal em parceria com a iniciativa privada, foi recusada pelos demais vereadores junto a outras seis propostas de

Compartilhar