Em um ano, crime de estelionato digital cresce 61% no Acre

Foto Ilustrativa

Entre 2022 e 2023, o crime de estelionato digital cresceu 61% no Acre, de acordo com a publicação do Anuário da Segurança Pública 2024, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo os dados atualizados na quinta-feira, 18 de julho, o estado registrou 154 casos de estelionato digital no ano de 2022, e 248 em 2023. A pesquisa aponta também que a população com menos “letramento digital”, como os idosos, sejam os mais vulneráveis neste tipo de crime.

A expansão das fraudes digitais preocupa autoridades de segurança em todo o Brasil por expandir o campo de possibilidades criminosas oferecidas pela Internet.

As modalidades de crimes são diversas, como a “pescaria” – quando a vítima fornece informações pessoais em mensagens ou e-mail falsos – também existem situações que o estelionatário cria uma história irreal e pede que a vítima transfira dinheiro, “call centers” que passam golpes por telefone, e sites de compras ilegítimos – quando a vítima acredita estar comprando um produto e fornece as informações do cartão de crédito.

Caso seja vítima de golpe, a pessoa pode reclamar formalmente nos órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON e no site consumidor.gov.br, e também acessar os direitos legais através do Juizado Especial Cível.

Compartilhar