A Câmara Municipal de Rio Branco viveu um momento histórico na manha desta sexta-feira, 14, ao promover uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março. O momento foi ainda mais significativo por ocorrer sob o comando das vereadoras Elzinha Mendonça e Lucilene Vale, ambas do Partido Progressistas, e únicas parlamentares desta nova Legislatura.

O evento atraiu um público diversificado, incluindo autoridades, cidadãos e representantes de diversas entidades, todos unidos para celebrar as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história.
A solenidade teve início com a saudação do presidente do parlamento municipal, vereador Joabe Lira (UB), que expressou gratidão a todos os presentes. “Hoje, em nome de Deus, declaro aberta esta sessão solene dedicada a homenagear as mulheres, que, com força e determinação, conquistaram seu espaço na política, na sociedade e em suas comunidades”, disse Lira ao ressaltar ainda a importância de reconhecer as lutas diárias das mulheres.
Após os cumprimento, o vereador transferiu a presidência da sessão para a vereadora Elzinha Mendonça, autora do requerimento para a realização da solenidade. A parlamentar pontuou sobres as conquistas, lutas e os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por igualdade.

Elzinha Refletiu também sobre o significado simbólico da data, enfatizando sua relevância histórica e social e chamou a atenção para a necessidade de reconhecer e valorizar as mulheres que conciliam múltiplos papéis na sociedade. Além disso, reforçou ainda a urgência do combate à violência contra as mulheres, defendendo a implementação e fortalecimento de políticas públicas eficazes para garantir a segurança, a dignidade e os direitos das mulheres.
“Hoje é um dia de celebração, mas também de reflexão. Estamos aqui para reconhecer e exaltar a forçam a coragem e a resiliência das mulheres que constroem uma sociedade igualitária, ocupando espaços nos mais diversos setores. A história das mulheres que estão aqui nessa solenidade, bem como das mulheres que fazem parte de toda a nossa sociedade, são histórias de luta, resiliência e de conquistas”, disse.
A vereadora Lucilene fez uma breve saudação pontuado as lutas e os espaços conquistados pelas mulheres ao longos dos últimos anos. Apesar das conquistas, conforme destacou, a parlamentar frisou das lutas que ainda serão travadas e da importância da união de toda a sociedade. É uma grande honra estarmos aqui nesse momento tão importante de homenagem a mulheres que tanto contribuem com nossa cidade. Que possamos nos fortalecer a cada dia e continuar lutando por todas nós”, disse.
Representando o Estado, a comandante geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata, ressaltou a importância da união feminina para a conquista de espaços na sociedade.

“Criou-se uma narrativa de que mulheres competem contra mulheres, mas isso não é verdade. Temos conseguido avançar porque sempre caminhamos e lutamos juntas, e com um único propósito. Se hoje existem mulheres com espaço e poder de decisão é porque isso foi construído em união. Eu costumo dizer o seguinte: eu sou, porque nós somos! Todas que estão aqui me ajudaram a chegar nesse espaço. Portanto, somente com união vamos avançar ainda mais”, disse.
A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Arre (MPAC), Dra. Patrícia Rêgo, também esteve presente na solenidade e foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal. Na oportunidade, ela sobre o papel do parlamento municipal na construção de políticas que proporcionem uma sociedade fraterna e de paz.
Rêgo frisa que o debate inicia dentro dos lares, na educação dos filhos, e no ensinamento do respeito e da igualdade. “A violência contra a mulher acontece no lar, no seio da família, onde as mulheres deveriam se sentir seguras, protegidas e devidamente acolhidas. Só mudaremos essa realidade a partir do momento que começarmos a buscar por essa paz nos lares. Essa tem que ser uma das prioridades deste parlamento. O combate a violência se faz com politicas de prevenção e igualdade construídas por esta Casa Municipal”.
E acrescentou: “há muitas questões que podem ser melhoradas e enfrentadas pelo Poder Legislativo Municipal. Cito como exemplo a implementação da Lei dos Órfãos do Feminicídio. Dada a importância desse dispositivo legal, vocês precisam cobram a implementação dele aqui em Rio Branco. Estado e Município falharam com essas mães quando não deram a devida proteção a elas quando necessário. Nós não podemos falhar com esses filhos. Parabenizo essa nova Legislatura que já mostrou estar compromissada com essa pauta tão importante que é a defesa e proteção das mulheres. Parabéns, senhores vereadores!”.
Entrega de honrarias
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem a diversas mulheres do município que se destacaram em suas áreas de atuação. A Casa Legislativa entregou Moção de Aplauso em reconhecimento a essas mulheres, que incluem líderes comunitárias, profissionais de saúde, educadoras, empreendedoras, gestoras e de diversas profissões, contribuindo com o desenvolvimento e fortalecimento da capital acreana.
“Essas mulheres são exemplos de coragem, dedicação e resiliência. Elas não apenas contribuem para o desenvolvimento de Rio Branco, mas também inspiram outras a seguir seus passos”, afirmou a presidente em exercício, vereadora Elzinha Mendonça, durante a entrega das honrarias.
As homenageadas compartilharam breves relatos sobre suas trajetórias, ressaltando os desafios que enfrentaram e as conquistas que alcançaram. A emoção tomou conta do ambiente, com aplausos e palavras de encorajamento de todos os presentes. A homenagem não apenas celebrou as realizações individuais, mas também reforçou a importância da solidariedade entre as mulheres na busca por um futuro mais igualitário.