A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma grande mobilização na Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Roney Meirelles. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além de reforçar os serviços oferecidos nas unidades de saúde.
De acordo com Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, a ação ocorre em um período crítico de aumento dos casos de dengue devido ao período chuvoso.
“Hoje é uma ação muito grande para chamar a atenção da população quanto aos casos de dengue e as outras arboviroses, chikungunya, zika, por conta desse período de sazonalidade onde nós temos bastante chuva e os mosquitos tendem a ter uma maior abundância dessa população de mosquitos, por conta desse momento mesmo de chuva”, disse a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins de Souza.
Ainda de acordo com Souza, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão nos bairros com maior incidência da doença para orientar a população acerca dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
“Os casos de dengue estão se agravando e a Prefeitura de Rio Branco, juntamente com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), faz essa ação para levar orientações aos moradores onde tem maior índice de infestação e notificação. Os agentes vão entrar de casa em casa depois dessa abertura do evento, o pessoal da Cuidados com a Cidade vai estar tirando os entulhos, então é uma força-tarefa para diminuir os casos de dengue.”
De acordo com a coordenadora, a atuação das equipes envolve visitas domiciliares, aplicação de inseticida e remoção de criadouros do mosquito transmissor.
“A primeira etapa dessa ação abrange os bairros da parte alta da cidade, como o Adalberto Sena, Xavier Maia e todo o entorno. Uma força-tarefa para tentar ir de casa em casa, conscientizar a população, fazer borrifação, fazer retirada de entulhos junto com a Secretaria de Cuidados com a Cidade e, assim, a gente quer evitar óbitos, que é o nosso principal objetivo.”