Elzinha Mendonça defende bônus regional da Ufac na Câmara Municipal

Foto Cedida

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) defendeu na sessão plenária da Câmara Municipal de Rio Branco desta terça-feira, 9, o mantimento do bônus regional da Universidade Federal do Acre (Ufac), destinado aos estudantes de escolas públicas do Acre e de municípios vizinhos. O bônus foi suspenso pela Justiça Federal na terça-feira, 2 de abril.

“A bonificação regional é uma medida especial para garantir que nossos jovens tenham oportunidade justa de acesso ao Ensino Superior. A decisão da Justiça Federal de suspender é profundamente preocupante porque coloca em risco o futuro educacional dos nossos estudantes, comprometendo a equidade ao acesso à Universidade”, disse a vereadora, que se colocou à disposição da reitora da Ufac, Guida Aquino, e de todos os estudantes, na luta contra a suspensão da bônus que propõe um adicional de 15% a nota de jovens que estudaram nas escolas públicas do Acre, e querem cursar o Ensino Superior na Ufac.

A medida foi suspensa pelo juiz federal Marllon Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), após um estudante do Distrito Federal entrar com uma ação que questiona a bonificação em diversas unidades federais. O magistrado considerou que o bônus fere o princípio da isonomia, e cria desigualdade, e o acréscimo foi suspenso.

Em sessão, Elzinha apontando que a suspensão prejudica os estudantes e toda população, colocando em risco o futuro educacional dos jovens acreanos: “É hora de unir forças e defender a educação e o futuro da juventude do Acre”, defendeu a vereadora.

Segundo as informações divulgadas pela reitora Guida Aquino, a Universidade vai recorrer à decisão para garantir o acréscimo aos estudantes do Acre.

Compartilhar