Em discurso carregado de indignação na tribuna da Câmara de Rio Branco, na manhã de quarta-feira, 18, o vereador Éber Machado (MDB) fez graves denúncias sobre a conduta dos parlamentares da base aliada ao Executivo municipal.
Segundo ele, projetos de sua autoria estão sendo alterados indevidamente, sessões são esvaziadas de forma deliberada e requerimentos aprovados continuam sem resposta. “Será que é dessa forma que nós vamos trabalhar? Isso é legítimo?”, questionou ao citar que teve um projeto de lei de sua autoria transferida para o Executivo, sem justificativa.
Ele alertou ainda sobre ações sistemáticas para silenciar a oposição. “Nós estamos fazendo aqui uma oposição com responsabilidade. E não estamos sendo respeitados. Como vereador eleito pelo povo, não vou aceitar isso!”, declarou, em tom enfático.
Informações bloqueadas
Éber destacou que há requerimentos, já aprovados, que não tiveram qualquer resposta por parte do Executivo ou das comissões competentes. Entre eles, pedidos de informação sobre os aluguéis pagos pelo município e detalhes sobre eventos esportivos com valores milionários.
“Pedi informações sobre um evento que ia gastar quase R$ 1 milhão em 48 horas! Será que não podemos saber disso? Por que esse medo?”, questionou, dirigindo-se diretamente aos colegas da base governista.
O vereador ainda afirmou que o prefeito tem evitado prestar esclarecimentos importantes à Câmara. Ele citou o caso do advogado Dr. Nogueira, que estaria disposto a prestar depoimento sobre possíveis desvios envolvendo o pagamento de soldos no valor de R$ 5 milhões, mas teria sido barrado pelo Legislativo.
“Fizemos requerimento de CPI, pedimos para ouvir empresários e não aceitam. Por quê? Medo de mostrar corrupção?”, alfinetou.
O ponto alto do discurso foi a denúncia de que a oposição está sendo sistematicamente impedida de exercer seu papel constitucional. Éber afirmou que a democracia está sendo sufocada dentro da própria Casa Legislativa. “Fugir do debate é fugir da democracia. É um direito nosso usar esse parlamento! Essa Casa tem sido antidemocrática com a oposição”, disparou.