Foto: Assessoria
O terceiro Qualicafé chegou ao seu momento mais aguardado: a revelação do melhor café do Acre em 2025. Em meio à expectativa dos produtores, Temyllis Silva, coordenadora do evento e diretora na Secretaria de Estado de Agricultura, destacou a emoção e o sentimento de dever cumprido diante da consolidação do concurso como uma das principais vitrines da cafeicultura acreana.
“É uma festa pra abrilhantar e reconhecer os nossos cafés, mas principalmente pra valorizar o nosso produtor. Eles são a grande estrela desse dia”, afirmou. A edição deste ano trouxe um toque de elegância e reconhecimento ao campo: uma festa de gala preparada especialmente para os cafeicultores.
Segundo Temyllis, a decisão de realizar o evento nesse formato foi uma forma simbólica de retribuir o esforço e o trabalho de quem, diariamente, enfrenta as intempéries do campo. “Como o secretário costuma dizer, o produtor rural merece dignidade. Às vezes, quando ele não tá debaixo de uma tenda no sol, ele tá debaixo de uma tenda na chuva. Esse é o momento pra eles se sentirem valorizados e reconhecidos pelo que fazem pelo nosso estado”, destacou.
Além da celebração, o evento reafirmou o compromisso da Secretaria de Agricultura com o fortalecimento técnico da produção. “A nossa política é ir atrás do produtor rural, dar assistência técnica, apoiar no que for preciso. A Secretaria só existe porque o produtor precisa do nosso apoio. A gente trabalha com paixão e entrega”, completou.
O Qualicafé é promovido pelo governo do Acre e reúne os melhores cafés do estado, avaliados por especialistas de renome nacional. O concurso é considerado um marco no reconhecimento da cafeicultura amazônica e na consolidação do Acre como novo polo produtor de café robusta de qualidade.