Após a desclassificação no concurso de blocos carnavalesco de Rio Branco, na última terça-feira, 4, o bloco Unidos do Fuxico, em nota, destacou que o departamento jurídico deles já foram acionados para analisar as medidas cabíveis e buscar a reversão da decisão.
“Neste momento estamos alinhados com nosso departamento jurídico para analisar todas as medidas cabíveis e reverter essa situação da forma mais justa possível, respeitando estreitamente o princípio da legalidade, tão como o princípio da ampla defesa e contraditório”, diz trecho da nota.
Ao reforçar compromisso e respeito as regras do concurso carnavalesco, o bloco afirma que foram vítimas de pessoas mal intencionadas.
‘Infelizmente, essa situação foi resultado da má-fé de alguns envolvidos no processo para nos prejudicar, o que nos levou a uma desclassificação injusta e que fere toda uma trajetória do Unidos do Fuxico no carnaval de Rio Branco”, afirma o texto.
E acrescenta: “sempre pautamos nossa participação com transparência, respeito às regras e compromisso com a cultura popular, e não podemos permitir que atitudes desleais prejudiquem todo trabalho árduo de nossa comunidade. Por isso, estamos tomando todas as medidas necessárias para corrigir essa injustiça e garantir que a verdade prevaleça”.
Desclassificação – Segundo a organização do concurso de blocos, foi infringido o artigo 6.1 do regulamento, que desclassifica caso haja propaganda político-partidária. “Por isso, mediante toda a mesa julgadora e comissão organizadora, o Bloco Unidos do Fuxico foi desclassificado”, anunciou Klowsbey Pereira, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
Bloco vencedor – Com enredo sobre a história do carnaval, o bloco 6 é D+ quebrou um jejum de oito anos sem vitórias e, com 59,5 pontos, conquistou o 1º lugar na disputa de blocos carnavalescos de Rio Branco em 2025 na noite dessa terça-feira (4). Esta foi a sexta vez que o grupo venceu o concurso.
Veja a nota na íntegra:
Nota do bloco Unidos do Fuxico
“O Bloco Carnavalesco Unidos do Fuxico recebeu com surpresa e profunda indignação a notícia de sua desclassificação no concurso dos blocos carnavalescos. Nosso bloco, que há décadas contribui para a cultura do carnaval de nossa cidade, sempre atuou com seriedade, respeito às regras e compromisso com a folia popular sem prejudicar nenhum outro bloco.
Neste momento estamos alinhados com nosso departamento jurídico para analisar todas as medidas cabíveis e reverter essa situação da forma mais justa possível, respeitando estreitamente o princípio da legalidade, tão como o princípio da ampla defesa e contraditório.
‘Infelizmente, essa situação foi resultado da má-fé de alguns envolvidos no processo para nos prejudicar, o que nos levou a uma desclassificação injusta e que fere toda uma trajetória do Unidos do Fuxico no carnaval de Rio Branco. Sempre pautamos nossa participação com transparência, respeito às regras e compromisso com a cultura popular, e não podemos permitir que atitudes desleais prejudiquem todo trabalho árduo de nossa comunidade. Por isso, estamos tomando todas as medidas necessárias para corrigir essa injustiça e garantir que a verdade prevaleça.
Ressaltamos que o Unidos do Fuxico segue firme em sua missão de celebrar o carnaval, promovendo inclusão, alegria e valorização da nossa identidade cultural. Seguiremos com a mesma garra que nos tornou referência no carnaval, contando com o apoio de nossos integrantes e da comunidade. A festa não para, e o Fuxico continua mais vivo do que nunca!
Atenciosamente,
Aryson Fernandes
Presidente do Bloco Carnavalesco Unidos do Fuxico.”
Foto Sérgio Vale