O deputado Adailton Cruz (PSB) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante a sessão desta quarta-feira, 14, um Projeto de Lei (PL) que pretende estabelecer controle de acesso e procedimentos de segurança nas unidades da Rede Pública de Saúde do Estado. Além de submeter a proposta, o legislador aproveitou no grande expediente da Casa para pedir apoio aos colegas dos demais partidos para que a propositura seja aprovada nas apreciações.
Maior efetivo de seguranças armados nos locais, policiamento ostensivo fixo nos hospitais e UPA’S, revistas para evitar pessoas armadas nos ambientes e outros dispositivos são alguns dos pontos estabelecidos pelo texto. De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir que tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes ou acompanhantes tenham a integridade física devidamente resguardada. Ele lembrou da invasão de homens armados no Hospital Geral de Feijó.
“Todas as unidades devem estabelecer um procedimento operacional padrão de controle de acesso aos internos e emergências para que não haja acesso deliberado de pessoas, que podem estar armadas, sem o menor controle. Precisamos diminuir as exposições externas que trabalhadores, pacientes e acompanhantes estão sujeitos no dia a dia. Os últimos dias tivemos casos de profissionais mortos dentro de unidades de saúde e registros de tiroteios”, pontuou o deputado.
No último dia 6, um grupo armado invadiu o Hospital Geral de Feijó com o objetivo de roubar as armas do segurança do espaço. Como tiveram a tentativa frustrada por parte dos profissionais, houve troca de tiros na unidade de saúde que terminou com diversos feridos. “Hospital é lugar de salvar vidas, não para perdê-las ou alguém ser assassinado. Com esse projeto, queremos solucionar esses problemas, inclusive de agressões de toda ordem aos trabalhadores”, finalizou Cruz.