Defesa Civil diz que Rio Acre pode chegar aos 16 metros neste domingo em Rio Branco

Foto: Neto Lucena/Secom

O aumento no nível das águas do Rio Acre não é descartada pela Defesa Civil Municipal. Mais chuva está prevista para a capital acreana neste domingo, 25, e com isso o órgão acredita que o manancial deve atingir a cota de 16m.

“Ele está praticamente dentro da média que nós estávamos esperando. Porque a expectativa, o que a gente tem como previsão é que até domingo ele alcance a marca dos 16 metros porque a partir do momento que o rio está mais alto de nível, nós temos a mesma quantidade de água entrando no rio, porém menos centímetros dada a largura que ele fica”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

E acrescentou: “então nós continuamos com a velocidade altíssima de correnteza, porém com mais espaço pra cima, mas a cada 10 centímetros na vertical, nós teremos um espaço enorme de invasão de bairros, por isso cada vez mais os bairros serão atingido”, completou.

Na medição realizada pela Defesa Civil, às 18 horas de sábado, 24, o manancial chegou a cota de 15,17m. Na medição das 15H, o rio estava em 15,06m.

O rio passou da cota de transbordo pela primeira vez na noite de sexta-feira, 23, ocasião em que atingiu 14,04 metros, às 18h. Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.

O governo do Estado já declarou estado de emeregência devido as fortes chuvas e a elevação no nível das águas do Rio Acre. Na ocasião, o governador Gladson Caneli também apresentou o Plano de Contingência contra as enchentes do Estado. O decreto é válido entre os meses de fevereiro e abril.

“Isso aqui é uma questão humana, de várias pessoas, pessoas que foram atingidas pelo nível das águas. É o momento de darmos as mãos, cada secretário, cada autarquia, fazer um levantamento daquilo que está pendente, o que quer que seja, o estado está presente dando o apoio. Estou reformulando minha agenda essa semana para acompanhar de perto a questão do nível das águas, para que a gente não deixe de estar pronto e presente”, declarou durante a assinatura do decreto.

Compartilhar