Cruzeiro e Pouso Alegre Futebol Clube se enfrentam pela 10ª vez na história

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro e Pouso Alegre voltam a se encontrar no próximo sábado (21), às 18h30, no estádio Manduzão, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro de 2026. Apesar da tradição centenária do clube do Sul de Minas, este será apenas o 10º confronto entre as equipes na história.

O retrospecto aponta equilíbrio. Em nove partidas disputadas, o Cruzeiro soma quatro vitórias, o Pouso Alegre venceu três vezes e houve dois empates.

Confrontos concentrados no Estadual

Com exceção de um amistoso realizado em 1986, todos os encontros ocorreram pelo Campeonato Mineiro. A diferença reduzida no número de jogos se explica pelos períodos em que o Pouso Alegre esteve fora da elite do futebol estadual e também pelo intervalo de inatividade entre 1999 e 2008.

Desde 2021 — com exceção de 2025 — o clube voltou a disputar o Módulo I do Mineiro e, a partir de 2024, passou a operar como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), consolidando nova fase administrativa e esportiva.

Duelo recente

As equipes já se enfrentaram nesta edição do estadual. Pela rodada de abertura da fase classificatória, no Mineirão, o Pouso Alegre venceu por 2 a 1. Na ocasião, o Cruzeiro utilizou formação alternativa, composta majoritariamente por jovens e jogadores reservas.

O histórico recente mostra alternância de resultados. Em 2022, a equipe celeste aplicou goleada por 5 a 1. No ano seguinte, porém, acabou superada em casa por 1 a 0. Em 2024, venceu fora por 2 a 0.

A semifinal promete novo capítulo em um confronto que, embora curto em números, tem se mostrado competitivo dentro do cenário mineiro.

Compartilhar